sexta-feira, 10 de maio de 2013

Propostas

Proposta 1 - Amanda de Mello 264.670




Através do conceito definido pelo grupo, que foi de fácil acesso, distribuição harmoniosa entre setores e integração de ambientes, a minha proposta tem a intenção de acompanhar o fluxo de pessoas que utilizam este terminal diariamente, criando assim, um desenho baseado em um “mar de gente”, onde os usuários consigam identificar de uma distancia longa, o local do terminal rodoviário. O partido é composto por vidros e placas solares, para que gere uma iluminação bem favorecida e economia de energia, além da alvenaria e metais para sustentação deste vidro.

Proposta 2 - Ana Olivia de Godoi 264.720



Este projeto visa a interligação da parte comercial com a circulação entre estação de ônibus e metrô, a forma da edificação principal segue uma linearidade que possibilita uma fluidez e preza uma forma mais leve seguindo uma linha mais orgânica, a forma é aproveitada para ser cobertura da parte de circulação de ônibus, fazendo com que o usuário fique na parte coberta, ela permite também, que quem da parte interna olha pra o externo, uma vista urbana com a aplicação de pele de vidro na principal edificação, fazendo com que o usuário tenha uma integração com o interno e o externo. A parte de serviço fica mais distantes pois se trata de uma edificação com salas para serem alugadas à escritórios, locais de trabalho


Proposta 3 - Kamila A. Coelho de Oliveira RGM 264.615



O conceito formado pelo grupo é de integração entre os ambientes, com fácil acesso e distribuição harmoniosa entre os setores.
Baseado em formas orgânicas minha proposta busca suavizar o que parece rígido, buscando integrar o projeto na área sem perder totalmente o desenho já existente na malha ao redor. Ao mesmo tempo em que os usuários podem usufruir de todos os serviços prestados pelo terminal, os usuários também irão aproveitar a “Laje verde” um espaço voltado à natureza e refúgio em meio à movimentação da cidade, além de favorecer o desempenho térmico do edifício, aumentar a umidade do ar e colaborar com a redução da poluição atmosférica.
A entrada para o metro é inspirada no estudo de caso da estação de Canary Wharf, com cobertura zenital. O prédio principal é voltado ao comércio e serviço com integração para o Jardim, metro e terminal de ônibus. O Terminal ficará disponível em baixo da laje verde, assim aproveitando não só a cobertura, mas a drenagem da poluição.


Proposta 4 - Tamara Tateisi RGM: 264.614

 



O conceito deste projeto é integrar todos os setores de forma que não haja barreiras internamente, com a intenção de proporcionar diversos tipos de serviços com facilidade de acessos e locomoção.
No edifício maior, ficará centralizado todas as salas comercias e serviços, integrando-as com a área de convivência que ficará sobre o terminal de ônibus. Através da ampla área de convivência, composta por vidros, o usuário poderá usufruir o espaço tendo a visibilidade da área externa.
A proposta viabiliza o fácil acesso, a visibilidade e a integração dos setores de forma prática e funcional para os usuários.


Proposta 5 - Yuri Gomes 264.616





O Conceito dessa proposta sugere a versatilidade da malha viária de São Paulo, consiste em fornecer fluidez entre os espaços de forma harmoniosa adequando-se ao contorno do terreno e permitindo que o usuário tenha plena visualização das edificações e consiga identificar todos os serviços oferecidos em qualquer ponto do terreno.
Procurei interagir as edificações respeitando as áreas verdes existentes permitindo promover o uso do espaço para outras aplicações. Os acessos foram separados conforme utilização, terminal, taxi e demais usuários. Os materiais empregados são concreto protendido, peles de vidro e estruturas metálicas.


Proposta 6 - Grupo